Sistemas hidráulicos: um recurso indispensável no meio rural

Sistemas hidráulicos proporcionam mais segurança e são mais econômicos, pois consomem menos combustível e requerem menor manutenção, entre outras vantagens

 

Foi a partir do final dos anos 1970 que o Brasil passou a contar com maquinários com recursos mais sincronizados ao agro nacional. Nesta época, apareceram os primeiros sistemas hidráulicos com válvulas de controle de vazão e pressão associadas aos comandos de levantar e baixar.

 

Eram componentes simples, mas eficientes, como válvulas de esferas, de agulha ou cônicas, contrabalanceadas por mola calibrada. “Já eram um avanço e contribuíam para um rendimento maior na execução dos serviços, mas também do serviço de manutenção”, afirma o instrutor Joel Sebastião Alves, especialista em operação e manutenção de máquinas e implementos agrícolas e rodoviários.

 

Com o tempo, percebeu-se a importância do óleo hidráulico, que, até então, era quase esquecido. O sistema hidrostático, que é apenas hidráulico, começou a aparecer nos tratores de maior porte que já possuíam sistema hidráulico com mais recurso e reservatório específico para óleo hidráulico. Ele está presente nos modelos de médio porte e até nos pequenos maquinários.

 

A hidráulica hoje é recurso indispensável no meio rural. Alves observa que a tração hidráulica é muito utilizada, principalmente em pulverizadores autopropelidos. As colheitadeiras também já estão utilizando bastante, mas em conjunto com algum recurso mecânico. Já os tratores ainda permanecem prioritariamente com recurso mecânico, mas os de maior porte já fazem uso da transmissão hidráulica, porém associada ainda a conjuntos mecânicos. “Em breve teremos também nos tratores o uso da transmissão hidráulica”, projeta.

 

Componentes do sistema

Os componentes do sistema hidráulico foram aprimorados pela indústria, especialmente filtros, bombas e válvulas de controle. Inicialmente, as válvulas ficavam espalhadas pela máquina e hoje estão centralizadas em pontos estratégicos. “Os manifolds são blocos centralizadores onde ficam as válvulas de controle e operação. A função deles é a praticidade na construção dos sistemas e facilidade de manutenção, embora exijam equipamentos especiais de diagnósticos e pessoas qualificadas”, acrescenta.

 

Também evoluíram as bombas hidráulicas, responsáveis por disponibilizar vazão e pressão de óleo para suprir as necessidades do sistema. As alterações nas bombas de pistão foram muitas e essas peças seguem sendo aperfeiçoadas. Desde as primeiras com pistões radiais e fixos até as mais atuais com pistões móveis e axiais.

 

As máquinas que mais usam componentes hidráulicos são pulverizadores, tratores e colhedoras. A hidráulica seguirá conquistando espaço em novas máquinas e implementos agrícolas, mas é preciso se prepara para a eletrificação do maquinário.

 

A energia hidráulica é a força bruta que impulsiona as máquinas agrícolas modernas, e as compactas e eficientes válvulas de cartucho da empresa permitem aos projetistas a maior flexibilidade na fabricação dos sistemas que fornecem energia medida precisa para implementos, sistemas de acionamento e atuadores. A tecnologia confiável e útil da válvula do cartucho torna possível sistemas complexos de controle a bordo distribuídos para equipamentos agrícolas, alcançando precisão que de outra forma não seria possível contar com a hidráulica da máquina.

 

As soluções atendem desde os mais simples tratores até as mais modernas colheitadeiras. Os pulverizadores são projetados para aumentar a eficiência e diminuir o desperdício. E a precisão exige exatidão, confiabilidade e repetição a partir da hidráulica da máquina. Os produtos estão disponíveis para todas as funções da máquina, como abrir e fechar a barra de pulverização, controle de precisão da altura da barra, suspensão da barra/eixo, piloto automático e o controle de bomba de produto.

 

Para as plantadeiras e semeadoras, que estão cada vez maiores e trabalham com velocidades mais altas, há as válvulas de controles de pressão e os controladores de pressão proporcionais permitem o controle da profundidade de plantio de forma consistente e em solos variados. Com a eletrificação, muitos componentes hidráulicos, como os atuadores, por exemplo, serão substituídos. Mas a hidráulica continuará sendo muito utilizada.

 

Fonte

Curtiu ? Então compartilhe !
Email
Facebook
LinkedIn
WhatsApp