Indústria 4.0: manufatura avança em digitalização, mas ainda não é realidade da maioria, revela pesquisa
A pandemia a foi fator determinante para avanço da transformação digital das indústrias nacionais. Desde então, foi registrada uma evolução na digitalização das operações, mas a Indústria 4.0 ainda é uma realidade distante para a maioria das empresas. É o que aponta a 2ª edição do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) da Manufatura, um estudo realizado pela Totvs em parceria com a h2r insights e trends. A pesquisa indicou que os players da manufatura brasileira evoluíram no ganho de produtividade tecnológica nos últimos cinco anos, obtendo média de 0,71 ponto frente a 0,52 ponto registrado em 2019. Cinco anos atrás, 79% das empresas estavam em posição intermediária no que diz respeito à maturidade tecnológica e, atualmente, houve uma mudança de cenário, com 87% das empresas nesse perfil.
Indústria 4.0
No geral, 62% das indústrias afirmaram utilizar sistemas para gestão da produção, mas ainda existe um desafio para que as indústrias brasileiras possam acompanhar em tempo real o ritmo de produção das máquinas, evitando a formação de gargalos na linha de produção. “Esses resultados reforçam que, mesmo com a presença de sistemas na produção, ainda há gaps para que as empresas possam ter uma gestão industrial escalável, capaz de atender todas as necessidades operacionais de ponta a ponta”, afirma Angela Gheller, diretora de produtos para Manufatura da Totvs.
Em um cenário futuro, a pesquisa indica que para as empresas que ainda não têm sistemas de gestão na produção, a implantação dessas soluções será prioridade nos próximos dois anos, principalmente para: controle da produção (47%), planejamento de produção (47%), qualidade (36%), manutenção de ativos (34%), engenharia (32%) e distribuição/logística (29%).