Confiança da indústria alcança nível mais elevado desde agosto de 2021. Em setembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), avançou três pontos, para 62,8 pontos; segundo mês consecutivo de avanço da confiança do setor
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), avançou três pontos em setembro de 2022, para 62,8 pontos, o nível de confiança mais elevado desde agosto de 2021, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (13). Este é o segundo mês consecutivo de avanço da confiança da indústria.
“Ao permanecer acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador demonstra que a indústria segue confiante”, aponta a CNI.
Na avaliação do gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a melhora de setembro foi significativa em todos os componentes do índice: condições atuais e expectativas, relativas tanto à economia brasileira quanto às próprias empresas.
“A melhora acontece principalmente no componente relativo à economia brasileira, que cresceu 5,9 pontos. Mas também existe uma avaliação melhor em relação as próprias indústrias”, explica Azevedo.
O Índice de Condições Atuais avançou 4,2 pontos e ficou em 58,4 pontos em setembro de 2022. Ao se afastar para mais acima da linha divisória de 50 pontos. Para a confederação, o indicador mostra que o empresário percebe melhora mais forte e disseminada das condições atuais na comparação com os últimos seis meses.
O Índice de Expectativas também subiu em setembro de 2022. A alta foi de 2,4 pontos, para 65,0 pontos. O aumento demonstra, de acordo com a CNI, um otimismo ainda mais forte e disseminado da indústria para os próximos seis meses.