Quer entender mais sobre a prensa industrial? Confira o artigo a seguir e boa leitura!
Prensas são máquinas utilizadas na conformação e corte de materiais diversos, utilizando ferramentas, nas quais o movimento do martelo – punção – é proveniente de um sistema hidráulico ou pneumático – cilindro hidráulico ou pneumático -, ou de um sistema mecânico, em que o movimento rotativo se transforma em linear por meio de sistemas de bielas, manivelas, conjunto de alavancas ou fusos.
Tipos de prensas
As prensas industriais são classificadas em vários tipos:
- Prensas mecânicas excêntricas de engate por chaveta ou acoplamento equivalente
- Prensas mecânicas excêntricas com freio-embreagem
- Prensas de fricção com acionamento por fuso
- Prensas servoacionadas
- Prensas hidráulicas
- Prensas pneumáticas
- Prensas hidropneumáticas
Prensa hidráulica
A prensa hidráulica industrial é uma máquina que pode ser utilizada para operações de furações, recortes, dobras, repuxos, montagens e compactações. Presente em praticamente todos os tipos de indústria, a prensa hidráulica é um equipamento que serve para cortar, dobrar e modelar materiais, comprimindo itens grandes em blocos reduzidos.
Essa versatilidade torna a nossa prensa hidráulica industrial o equipamento ideal para os mais variados seguimentos da indústria metalúrgica que necessitam de alguma ou algumas dessas aplicações ou características para produzir os seus produtos.
Prensa viradeira
A prensa viradeira de chapas é uma máquina utilizada em vários processos industriais para dobrar chapas quando necessário ou também para virar essas chapas para os determinados processos. A Prensa Viradeira é uma máquina muito utilizada em diversos tipos de processos industriais, principalmente para dobrar chapas ou para virar elas em determinadas etapas de produção. A Prensa Viradeira precisa ser colocada em áreas seguras na fábrica, que possuam proteções nas áreas de risco, mesmo que sejam móveis ou fixas, devem ser trancadas por chaves de segurança ou sistemas eletrônicos, esses equipamentos precisam ser suficientes para prevenir e impedir incêndios no espaço.
Para que serve uma prensa
Qual a finalidade de uma prensa? Entre suas funções estão a realização de furos, de cortes, de talhe ou a realização de estampo ou o uso da compressa, podendo ser atividades simultâneas ou não. Equipamento presente em quase todos os tipos de indústria, a prensa é muito utilizada para cortar, dobrar e modelar materiais — tais como o metal, de maneira que ele fique comprimido, dividindo-se em blocos menores. Devido à essa versatilidade, o transporte de prensas é algo comum nas fábricas.
Como escolher uma prensa para indústria
Para escolher a prensa certa, primeiro há que ter em conta o tipo de operação para que será utilizada:
- Puncionamento
- Corte
- Estampagem
- Curvatura
- Embutidura (embutimento)
- Rebitagem
Também é necessário ter uma ideia bastante precisa das dimensões das peças após conformação ou, no caso do puncionamento e da rebitagem, das dimensões das peças a manipular, em particular para poder escolher corretamente as dimensões da mesa de trabalho e a abertura máxima da prensa. Em seguida, deverá estimar a força de prensagem máxima necessária ao uso previsto. Esta dependerá do material da peça, da espessura desta e das características da operação a efetuar (por exemplo, a profundidade de estampagem ou o perímetro de corte). A força de prensagem (ou tonelagem) é normalmente indicada em quilonewtons (kN) e pode variar entre 5 kN (0,51 toneladas) e 500 000 kN (50 000 toneladas), consoante os modelos de prensas.
Como dimensionar uma prensa?
Para dimensionar corretamente uma prensa, deve estimar a força de prensagem necessária à aplicação, bem como as dimensões da mesa e o tamanho da abertura da prensa de que vai precisar.
A força de prensagem é calculada em função do material e da espessura das peças a trabalhar, mas também da forma e das dimensões da ferramenta da prensa.
As dimensões da mesa irão depender das dimensões máximas das peças que serão submetidas à ação da prensa. Para escolher o tamanho da abertura da prensa, deverá ter em conta a profundidade de estampagem e a altura necessária para retirar da prensa a peça já conformada.
A velocidade de trabalho é também um fator importante, sobretudo se a prensa se destinar à produção em série.