Programa gratuito para digitalização da indústria quer impactar 40 mil PMEs em SP
Fiesp, Senai-SP e Sebrae-SP acabam de lançar conjuntamente um programa gratuito com objetivo de digitalizar micro, pequenas e médias indústrias no estado de SP. A Jornada de Transformação Digital da indústria quer impactar positivamente até 40 mil empresas com faturamento de até R$ 8 milhões por ano. O programa foi lançado nesta terça-feira (3) e está estruturado em oito etapas para auxiliar os negócios a mergulharem na transição para o mundo digital.
“O Senai e o Sebrae poderão apoiar com metodologia adequada colocando no papel o projeto. Juntos vamos revolucionar a produtividade da indústria de São Paulo e levar para o Brasil um trabalho importante para aumentar a produtividade e diminuir a Capex (investimentos em máquinas e equipamentos) com dados surpreendentes”, diz o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva. “Ao ajudarmos as pequenas, estamos ajudando as grandes, que recebem fornecimento das pequenas”.
A transformação digital
O programa reúne oito etapas: diagnóstico, estratégia, otimização de processos, mapeamento, automação, digitalização, integração e indústria inteligente, para empresas de todos os segmentos, com diferentes níveis de maturidade digital. As metodologias utilizadas no programa já foram aplicadas a negócios de diversos portes com resultados positivos. Vale lembrar que a digitalização é um processo longo, que traz mudanças profundas na estrutura organizacional.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que 66% das micro e pequenas empresas ainda se encontram no estágio inicial de maturidade digital. As maiores dificuldades apontadas pelo estudo são: definição de estratégia, desconhecimento de ferramentas e potencialidades, escassez de profissionais capacitados e falta de recursos para investir.
Estes resultados basearam a criação do programa. “A transformação é o momento de rever estratégia e modelos operacionais. O mercado está pressionando para a digitalização, principalmente pelo fato da pandemia e os novos hábitos de consumo online”, diz o diretor regional do Senai-SP, Ricardo Terra.
Segundo ele, a proposta da Jornada é responder a essas dificuldades dos industriais com assessoria em estratégia e gestão, aplicação das tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, da capacitação profissional sob demanda e de fontes externas de recurso. “Precisamos reagir ao futuro, criar as condições necessárias para chegar à venda digital e sair da mesmice. Com a parceria, podemos transformar esse momento em oportunidade”, completa TirsoMeirelles, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP.
Empresas interessadas em participar podem se inscrever no site da Jornada de Transformação Digital.