Entenda a diferença dos blocos manifold padrão e especial
Existem dois tipos de blocos Manifold, o padrão com furações já pré-estabelecidas e o especial, que vai se adequar às necessidades modulares do usuário.
Por meio dos blocos Manifold o fluxo do fluido dentro de um sistema hidráulico pode ser direcionado a válvulas hidráulicas, permitindo a quem opera o maquinário o controle da quantidade de fluido que passa entre os componentes do sistema hidráulico.
Sistemas que utilizam blocos manifold são facilmente adaptáveis e podem ser flexíveis, sendo adicionados a outros blocos. Sua fabricação é baseada em algum projeto específico que obedece a uma determinada lógica e um objetivo já discutido pelo proprietário do maquinário onde o bloco será instalado.
MANIFOLD PADRÃO
Os blocos que recebem essa categoria são padronizados e construídos em alumínio ou ferro fundido e podem compactar ou unir um sistema hidráulico por meio de válvulas para diminuir o tempo de manutenção do sistema. Servem principalmente para operações de baixo custo sendo fabricados em série.
MANIFOLD ESPECIAL
Estes blocos também podem ser construídos com o mesmo material dos manifolds padrões, ferro fundido ou alumínio e tem a mesma finalidade de compactar e unir válvulas, porém nesse caso os blocos manifold especiais podem oferecer combinações de montagens que vão corresponder com o projeto do proprietário do maquinário hidráulico, sendo utilizado e desenvolvido exclusivamente para atender determinada sequência lógica para um definido projeto.
Esse tipo de bloco traz inúmeras possibilidades para o usuário do sistema e flexibiliza a manutenção da máquina. Ao projetar e especificar um manifold, o projetista do sistema hidráulico deve trabalhar com o fabricante do manifold. É quase impossível catalogar todas as opções dos blocos manifold ou substituir as informações do catálogo pelo conhecimento detalhado e experiência do fabricante, o que os torna, especiais.